Creche Mãe

Creche Mãe

terça-feira, 24 de julho de 2007

Novo Projecto Educativo

Tendo terminado a concretização do Projecto Educativo "A Natureza" que conduziu as actividades dos últimos dois anos, estamos agora na fase de decisão do tema do próximo Projecto. Depois de escolhido o tema, será elaborado o Projecto.
Os temas propostos pelas educadoras são os seguinte:



1 - Eu e os Outros - Educar para a Cidadania
2 - A brincar, a brincar vamos comunicar - Meios de Comunicação
3 - Vamos espreitar o passado - Tradições

É importante a sua opinião, agradecemos que no-la faça chegar.
Abrimos este espaço para lhe possibilitar uma outra forma de o fazer.
Obrigada

Um comentário:

Andreia Sofia Pinto Oliveira disse...

Queria, em primeiro lugar, saudar a iniciativa de abrir o debate aqui na blogosfera sobre a vida da instituição que colabora connosco mais de perto na educação dos nossos filhos.

Quanto aos temas do projecto educativo, aquele de que gosto mais é o que se refere às tradições. Os outros temas podem ser também muito interessantes, mas são, para mim, mais abstractos, menos palpáveis.

Na educação para a cidadania, achava importante, por exemplo, concretizar o tema e tratar o problema das diferenças culturais. Ensinar aos Meninos que não pensamos todos da mesma maneira, não temos todos os mesmos hábitos, as mesmas tradições, não comemos as mesmas coisas. O meu Filho ficou, por exemplo, muito impressionado com o relato da vida dos Meninos em África e com as fotografias que viu.

Há programas ao nível do Ministério da Educação vocacionados para a Educação Intercultural. Abaixo segue um “site” sobre esse mesmo assunto:
http://www.acime.gov.pt/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=139

Este é o meu modesto contributo para a tarefa da escolha do tema, sendo certo que nenhum tema é mau, pode ser é mais ou menos bem desenvolvido.

Bom Trabalho!

Andreia Sofia Pinto Oliveira (Mãe do Miguel e da Sara)